Acne
Doença causada pela inflamação das glândulas sebáceas, resultando em cravos, espinhas, cistos e caroços em geral. Pode estar relacionada à produção de hormônios na adolescência e a oleosidade em excesso.
Melasma
Surgimento de manchas na pele, principalmente na região do rosto, podendo também ocorrer em locais como braços, pescoço e colo. Fatores hormonais (gestação e uso de anticoncepcionais), questões genéticas, exposição aos raios solares e estresse estão relacionados.
Dermatite atópica
Tipo de doença inflamatória crônica da pele em que surgem lesões avermelhadas, acompanhadas de coceira e, algumas vezes, descamação. Pode ser desencadeada por contato com substâncias irritantes (poeira, produtos de limpeza, por exemplo), mudanças bruscas de temperaturas e estresse emocional.
Dermatite de contato
Inflamação da pele causada pelo contato direto com alguns tipos de substâncias, como produtos de limpeza, cremes, medicamentos, entre outros. A reação inflamatória costuma iniciar no local do contato, podendo aumentar de tamanho, dependendo do caso.
Câncer de pele e lesões pré-malignas
O câncer de pele é a neoplasia mais comum no Brasil, sendo causado principalmente pela exposição aos raios solares, que resulta em uma mutação das células da pele. Existem diferentes tipos de câncer de pele, que em geral são tratados de forma cirúrgica. Quando diagnosticados de forma precoce, os danos podem ser mínimos.
Psoríase
Doença crônica de pele que se caracteriza pelo aparecimento de manchas róseas e/ou avermelhadas, muitas vezes cobertas por escamas esbranquiçadas. Os locais mais acometidos são: couro cabeludo, cotovelos, joelhos, mãos e pés.
Melanoses solares
Lesões benignas com tamanhos variados, de diferentes tonalidades de castanho, que surgem devido à exposição crônica ao sol (também conhecidas como “manchas senis”). As áreas mais afetadas são o dorso das mãos, braços, colo e ombros e costumam ser mais frequentes em pessoas de pele clara.
Pintas e sinais
As pintas e os sinais são lesões bastante comuns na pele. São causados pela proliferação de melanócitos, células que produzem a melanina na pele. Apesar de benignos, podem se confundir com o melanoma, câncer de pele agressivo e que pode levar ao óbito. Por isso é tão importante avaliarmos nossos sinais e pintinhas todos os anos.
Queratose seborreica
Trata-se de uma lesão benigna, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e costuma ser palpável. Aparece principalmente na face e tronco e pode crescer se tornando volumosa. Geralmente é de origem genética.
Queratose actínica
A queratose actínica caracteriza-se por ser uma lesão pré-maligna, que se desenvolve em decorrência da exposição solar, já que são induzidas principalmente pela radiação ultravioleta (UV). Embora incomum, pode evoluir para um tipo de câncer (carcinoma espinocelular) e necessita de tratamento.
Rosácea
A rosácea é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente a face. Causa sensibilidade, sensação de ardência, vermelhidão e deixa a pele facilmente irritada quando em contato com ácidos e produtos dermatológicos inadequados. Podem surgir vasinhos, bolinhas vermelhas (pápulas) e até mesmo bolinhas com pus (pústulas).
Verrugas
Tratam-se de tumorações benignas causadas pelo papiloma vírus humano (HPV), que faz com que as células da epiderme cresçam anormalmente, formando lesões verrucocas em sua superfície. Podem ocorrer em qualquer região do corpo.
Herpes
Infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV) que causa o surgimento de pequenas bolhas, principalmente na região genital e nos lábios, mas também pode ocorrer em outras áreas do corpo. O vírus pode ficar inativo durante vários anos, e ser ativado de tempos em tempos, principalmente em situações de imunidade baixa e estresse emocional.
Micoses
O termo “micose” se refere a infecções de pele causadas por diferentes tipos de fungos. São muito comuns, principalmente no verão. Os tipos mais frequentes são: frieira, onicomicose (infecção fúngica na unha), pitiríase versicolor (pano branco), pé de atleta, entre outros.